Vejo muitas frases por aí sobre reciprocidade. Por muito tempo eu enaltecia esse pensamento. Mas há poucas semanas parei para re...

#6 EDIFICAR: O problema de focar na reciprocidade

/
0 Comments





Vejo muitas frases por aí sobre reciprocidade. Por muito tempo eu enaltecia esse pensamento. Mas há poucas semanas parei para refletir melhor sobre isso e mudei a minha opinião. Claro de que a reciprocidade é importante e tem o seu valor.

No entanto, será que o erro de muitas pessoas não é justamente esperar por reciprocidade de forma exagerada? O Sábio Rei Salomão certa vez disse que “a expectativa adiada, adoece o coração. ” (Provérbios 13:12) E se pararmos para pensar, é uma grande verdade. Expectativa é esperar que algo aconteça exatamente como imaginamos ou idealizamos. Entretanto, as chances de algo acontecer exatamente como queremos é muito baixa. Visto que não podemos controlar tudo a nossa volta. Afinal, quase sempre as coisas se realizam de um jeito bem diferente. O mesmo se aplica a qualquer tipo de relacionamento, seja amoroso ou de amizade.

Vale lembrar, que ninguém é igual a ninguém. Se esperarmos que alguém nos trate de um certo jeito, ficaremos frustrados. Pois a sua intensidade é diferente da minha. A sua forma de corresponder a algo é diferente da minha. O que é importante para mim, pode não ser para você. Tudo é muito relativo.
O que fazer, então?  Creio que a resposta está em um conselho de Jesus, que disse: “Portanto, todas as coisas que querem que os homens façam a vocês, façam também a eles” (Mateus 7:12). Ou seja, o mais sensato é nos preocuparmos em tratar os outros como gostaríamos de ser tratados. Sem criar expectativas de retorno. Sem focar na reciprocidade.

Sem dúvidas, é libertador tirar das nossas costas o peso e a tristeza de esperar que a outra pessoa faça aquilo que idealizamos. Tudo que vai, volta. Se damos amor, receberemos amor. Se damos liberdade, receberemos liberdade. Se damos carinho, receberemos carinho. Mesmo que pareça demorar.

Considero vantajoso encarar como uma plantação. Se plantamos algo, cuidamos, regamos, vamos colher. 

Portanto, aqui vale uma ressalva sobre a reciprocidade: é importante sermos equilibrados. Em alguns momentos teremos sim que pensar em reciprocidade. Mas não de forma exagerada. Ademais, se queremos tranquilidade, devemos focar no que realmente importa. 



You may also like

Nenhum comentário:

Deixe aqui seu comentário: