Não é de hoje que se discute a importância da educação à distância para a sociedade. Alguns anos atrás, muitos acreditavam que seria uma ...

(Pensamentos Pedagógicos) A importância da Educação à Distância - EaD

/
0 Comments


Não é de hoje que se discute a importância da educação à distância para a sociedade. Alguns anos atrás, muitos acreditavam que seria uma utopia a expansão dessa modalidade de ensino. Outros temiam e temem a substituição do ensino presencial pelo à distância. Porém, o que observamos atualmente, é a facilidade do acesso ao ensino superior às pessoas de baixa renda que outrora não possuíam recursos suficientes para qualificação. No entanto, muito ainda precisa ser feito para que haja uma melhor distribuição de conhecimentos, especialmente entre os menos favorecidos.
Quando analisamos o atual cenário educacional do Brasil, logo reconhecemos que alguns programas ou projetos desenvolvidos pelo Governo Federal, como o Programa Universidade para Todos (Prouni), Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), Sistema de Seleção Unificada (Sisu), tem elevado o número de matrículas dos alunos nas Universidades e Faculdades privadas, sendo a maior procura pelo Ensino à distância.
Isso fica evidente na pesquisa apresentada pelo site G1 da Globo, que informa o crescimento no número de matrículas em cursos pagos na modalidade à distância em 29,3% de 2003 a 2013, representando um grande aumento no ingresso ao ensino superior, visto que o número de 49.911 em 2003 saltou para 1.153.572 em 2013.
Mesmo existindo programas e projetos excelentes, promovidos como políticas pelo Governo, que facilitaram a oportunidade de ensino para todos os brasileiros, é necessário, ainda, uma estratégia mais eficaz para alcançar toda população, especialmente os mais carentes. Para isso, a reestruturação do ensino médio seria fundamental, pois muitos dos adolescentes da rede pública de ensino não são preparados adequadamente para a vida profissional e nem são conscientizados das várias opções existentes.
Além do exposto, acredito que deveria existir uma maior fiscalização das instituições que oferecem a modalidade à distância, pois os muitos preconceitos existentes se devem ao fato da má qualidade de alguns cursos. Nesse respeito, cria-se a falsa ideia que o ensino à distância é apenas uma forma de adquirir diploma facilmente.
Ao refletir nas palavras do teórico Manuel Castells (1999), "Temos a oportunidade de fazer da educação à distância o instrumento fundamental de uma educação sem distância, democrática e adaptada a cada indivíduo", entendemos que a revolução na qualidade desta forma de conhecimento depende de cada um de nós, na consciência do aluno em buscar a melhoria, na mente do gestor da unidade de ensino em provê um curso digno e principalmente no escrúpulo dos políticos em fiscalizar, fomentar e ampliar os projetos e programas que garantam uma pátria realmente educadora.


Referências

G1 site de notícias da Globo > http://g1.globo.com/educacao/noticia/2014/09/matriculas-no-ensino-superior-sobem-38-e-atingem-73-milhoes-de-alunos.html < acesso em 25/11/2015. EBC > http://www.ebc.com.br/educacao/2013/01/entenda-a-diferenca-entre-sisu-prouni-e-fies < acesso em 25/11/2015.


You may also like

Nenhum comentário:

Deixe aqui seu comentário: