Edificar – em busca da paz interior A importância do autoconhecimento  Tenho a sensação de que os dias estão passando muito depre...

#01 - Edificar: A importância do autoconhecimento

/
0 Comments


Edificar – em busca da paz interior
A importância do autoconhecimento 


Tenho a sensação de que os dias estão passando muito depressa. Parece que foi ontem que eu brincava de pique e pega com meus amigos do bairro. E hoje, cá estou eu, beirando os 27 anos! Isso mesmo, este ano completo 27 anos em novembro. Não quero nem pensar nisso por enquanto. (risos)
Não é tão ruim ficar mais velho, afinal, o fato do tempo estar passando revela que estou ficando mais experiente e sábio – assim esp
ero.
Na verdade, ao analisar minha vida, vejo que estou sim amadurecendo e encontrando a sabedoria. Claro que ainda tenho muito a aprender. Entretanto, o “eu” de hoje, não é o mesmo “eu” de ontem. Uma frase que estou tentando aplicar em minha vida é esta: “aprenda com cada erro, com cada acerto. Aprenda com cada dia de vida”.
Sim, cada novo dia carrega o mistério das escolhas que faremos. As experiências vivenciadas devem nos impulsionar a avançar e não retroceder. Infelizmente muitas pessoas se entregam ao pessimismo e começam a lamentar o passado e temer o futuro, deixando de viver o hoje. Não é fácil gerenciar nossos sentimentos, nossas emoções e nossos pensamentos a nosso favor. Às vezes sentimos como se houvesse uma enorme guerra dentro de nós. O bem e o mau. O bem nos coloca para cima, nos ajuda a não ficar tristes com os fracassos e nos incentiva a sempre ter atitude positiva. O mau nos deixa para baixo, nos condena por cada escolha errada, nos faz viver no passado e não no presente. Isso é complexo, não acha? É uma luta dentro de nós que vencemos apenas quando viajamos para o nosso interior e tomamos as rédeas da situação.
É o que sempre tento fazer. Recuperar as rédeas da situação. Eu acredito que é possível dominar nosso “eu”, é possível gerir quem somos. Não é uma tarefa fácil, mas não é impossível, exige esforço e autoconhecimento. Conhecer quem somos, conhecer nossos medos e anseios, conhecer nossos pontos fracos e fortes, conhecer o que de fato nos alegra e o que nos entristece. Enfim, o autoconhecimento é importante. E conseguimos nos conhecer através do hábito de refletir. Refletir no por que minha vida parece está fora de controle. Refletir no que estou fazendo para manter a vida no controle. Refletir no motivo da tristeza. Refletir em como substituir essa tristeza pela alegria. Refletir no que eu quero para o futuro, em quais sonhos quero realizar. Refletir no que posso fazer para realizar esses sonhos e não deixá-los apenas na minha mente.
Tudo envolve ação. Tudo envolve a persistência. Tudo envolve a aprendizagem. Tudo envolve a reflexão. Tudo isso nos leva a encontrar a paz.
Para esta semana que se inicia deixo o seguinte desafio para nós: reflita nos seus objetivos. Reclame menos e aja mais. Ao começar um novo dia, reflita no que aconteceu no dia anterior e pense no que pode ser feito para fazer do hoje melhor do que o ontem.




You may also like

Nenhum comentário:

Deixe aqui seu comentário: